Mercado Libre

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Efeito Empreendedor

Desde a sua criação em 1999, o Mercado Livre tem incentivado os empreendedores em toda a região, que conseguiram desenvolver seus negócios a partir do zero por meio da plataforma.

Dessa forma, essa comunidade encontrou no Mercado Livre um facilitador para alcançar seus objetivos e sonhos.

Isto é precisamente o que, no Mercado Livre chamamos de "Efeito Empreendedor", o qual tem como principal força a inovação e se baseia no poder de transformar a realidade individual e da comunidade, com um elevado efeito multiplicador. Hoje temos a oportunidade de liderar na região, em termos de sustentabilidade, o caminho da indústria em que atuamos.

Nosso DNA é a cultura empreendedora, e esta cultura gera um impacto positivo sobre a economia, uma vez que contribui para a criação de novos empregos, promove o desenvolvimento social e incentiva a inovação tecnológica.

Por essa razão, e com a convicção de que o "Efeito Empreendedor" cria valor para a empresa, para a comunidade e para o planeta, o Mercado Livre desenvolve diversos e abrangentes programas que colocam o empreendedor no centro da cena e a sustentabilidade no topo de suas prioridades.

Estratégia

Empreender é fazer; buscar; fazer por um e fazer pelo entorno; é melhorar o já existe; criar valor; alcançar realizações e aprender.

O Mercado Livre é uma plataforma que permite uma igualdade de oportunidades para empreender, ajudando a criar valor econômico, social e ambiental. O “Efeito Empreendedor”, como estratégia de sustentabilidade, funciona como um facilitador para que os empreendedores alcancem seus objetivos e sonhos, enquanto gera impacto positivo em no entorno do seu negócio.

Eixos

Principais iniciativas:

  • 1

    Mercado Solidário: com a missão de democratizar o e-commerce, o Mercado Livre oferece a ONGs o acesso gratuito aos seus serviços e lhes oferece treinamento para que possam otimizar os benefícios do e-commerce em suas estratégias de captação de recursos.

  • 2

    Programa In-Pacto: os funcionários têm disponível um orçamento mensal de R$ 1.000 para projetos sociais próprios ou para os quais colaboram, criando a possibilidade de transformarem a realidade de suas comunidades.

  • 3

    AVN: os funcionários podem fazer uma contribuição mensal para projetos da fundação United Way e o Mercado Livre contribui com o dobro do valor.

Principais iniciativas:

  • 1

    Nativos Digitais: capacitação para jovens entre 17 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social para aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho e incentivar que sigam carreira técnicas.

  • 2

    Histórias que Inspiraram: em parceria com a Fundação Endeavor, se capacita e premia empreendedores na Argentina, Brasil e México, capacitando-os com ferramentas que contribuem para o crescimento de seus negócios.

  • 3

    Economias Inclusivas: em parceria com a Ashoka e o Lab Social, formamos uma equipe empreendedora interdisciplinar para co-criar um protótipo, no qual o Mercado Livre seja um meio para que pequenos empreendedores aumentem suas vendas, renda e qualidade de vida.

  • 4

    A empresa: em parceria com a Junior Achievement, o Mercado Libre acompanha jovens que frequentam o último ano do ensino médio e os ensina a empreender mediante a metodologia do “aprender fazendo”. Desse modo, os jovens aprendem a criar, organizar e operar uma empresa no mercado real.

Principais iniciativas:

  • 1

    Escritórios sustentáveis: Escritórios certificados regionalmente e construídos com critérios ambientais, tais como automatização de processos, o uso de materiais renováveis e locais e a preferência por espaços abertos e iluminados, para aproveitar ao máximo a luz natural.

  • 2

    Virtualização: consiste na substituição de servidores físicos por servidores virtuais.

  • 3

    Armazenamento: O Mercado Livre está dando os primeiros passos para avançar para um sistema de envios sustentáveis, com a introdução do uso de bolsas confeccionadas a partir de material reciclado.

  • 4

    Comitê de Sustentabilidade: equipe interna interdisciplinar que identifica os principais aspectos da sustentabilidade (comunicação, resíduos, água, energia, limpeza e compras) e criam projetos de melhorias internas.

Principales Parceiros: